Ciclo de palestras “O contrário do Esquecimento é a Verdade” -Reflexões sobre a Ditadura militar no Brasil (1964 -1985)

10/07/2015 00:32

Desde maio de 2012, há uma Comissão Nacional da Verdade, criada pelo governo federal, cujo foco principal está no exame dos crimes de Estado cometidos no período da ditadura militar (1964-1985). Apesar do interesse da maior parte da sociedade para a apuração desses crimes e punição aos criminosos, alguns grupos pressionam para que as investigações e o debate se estanquem, sob o argumento de que rememorar as diversas ilegalidades cometidas pelos militares incitaria um “revanchismo” desnecessário. O importante seria “olhar para a frente” e não para trás.

Neste ano de 2014, o golpe civil-militar completa meio século de sua deflagração. Refletir e problematizar os anos de ditadura faz-se necessário. A frase do poeta argentino Juan Gelman[1] contida no título desta proposta demonstra a importância de discutirmos criticamente a atuação dos governos militares bem como suas consequências para os dias atuais. Certamente, não há que se comemorar, todavia não é lícitoesquecer.

Mais do que uma reconstrução da memória, as atividades a serem desenvolvidas pelo Laboratório de Ensino da História do Colégio de Aplicação – LEHCA procuram trazer à tona atores, depoimentos, reflexões de uma história transformada por um Estado de exceção. Ao serem (re)memorados, questionados, problematizados, ajudam-nos a refletir para que as ações que levaram ao golpe jamais voltem a acontecer.

Cartaz de divulgação da primeira etapa do ciclo de palestras

A proposta contempla atividades que debatam os vinte e um anos de ditadura no Brasil, situando-a no contexto local, Santa Catarina, e transnacional, latino-americano. A opção em estabelecer uma perspectiva comparada de análise permite-nos enxergar as conexões entre as ditaduras civis-militares da América Latina bem como discutir as diferentes formas de apuração dos crimes e punição dos responsáveis pelas prisões, torturas e mortes durante os regimes de exceção.

Entre as dinâmicas planejadas, estão palestras com pesquisadores que estudam o período, projeção de filmes, exposição de fotos/recortes de jornais e revistas, oficinas. As atividades foram pensadas para os estudantes de Ensino Médio do CA, porém são abertas aos interessados em discutir a temática.

 

[1] Nasceu em Buenos Aires, em 1930. Perseguido pela ditadura argentina, exilou-se em 1975. Sua obra poética recebeu várias premiações internacionais. Vive atualmente no México.